quinta-feira, 30 de março de 2023

trinta do três


Aniversários são estranhos para mim, sabe? Inferno astral e toda aquela coisa de ansiedade. Já fui mais cético ou despreocupado com essas coisas, datas e números acrescidos à idade. Talvez pelo fato de raras vezes comemorar este dia, da maneira mais tradicional, digamos. Hoje, confesso, dou um pouco mais de valor. 

Eu só acho que tem dias que nos sentimos melhores que outros. Nesses dias bons, poderíamos fazer nosso aniversário, tipo fazer uma rotatividade e escolher um dia para celebrar. Por exemplo, nós escolhemos o dia do casamento, o dia de uma viagem ou das férias. Então, poderíamos também escolher o dia do aniversário. O dia exato do nascimento ficaria lá como uma lembrança, é só uma data. Já o dia de festejar, por outro lado, seria algo planejado e escolhido, aí sim seria mais...espontâneo. 

Não me entenda mal. Eu gosto do meu "dia". Acho-o emblemático, quase cabalístico. 30/03. 3 zero, zero 3. 30 barra 3. Trinta do três. É um palíndromo dos números. Só acho que, às vezes, nossa força de vontade e livre arbítrio poderia valer mais que a posição da lua em marte na hora exata que nascemos. Novamente, não se engane, acho bem divertido o horóscopo. Rende sempre muitas boas conversas, principalmente com vinho e uns aperitivos. 

Já comemorei "nivers" de todo tipo. Viajando, com a família, com amigos, "conjes" ou sozinho. Todos tiveram seus significados e valores. Seja num bar seja em casa durante a pandemia comendo bolo e torcendo para não tossir e perder o ar. Independente de como seja e de como serão os próximos, vou prezar pelas pessoas e energias positivas que tenho recebido sempre. A idade e a maturidade me trouxeram mais (re)significados e aspirações. 

Logo, seja num dia de chuva (março sabe como é, né) ou num de sol, como o de hoje, vou priorizar um novo e utópico horizonte, pois como disse o poeta Eduardo Galeano, "...é para isso que a utopia existe: para nos fazer caminhar".

2 comentários:

  1. Podia também ser uma data móvel, escolheríamos sempre o fim de semana. Ou a lua cheia. Ou no Carnaval, seria festa garantida kkk

    (Pq minha publicação só sai como anônima? Vou assinar aqui embaixo:
    Www.marianamiranda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já ia perguntar quem era hahaha sim, uma data móvel, isso que quis dizer. Obrigado pelo comentário, Mari!

    ResponderExcluir